A SBAIT apoia a Soc Bras Neurocirurgia para uma melhor assistência a traumatizados com TCE

Prezado(a) associado(a) SBAIT

Manifeste-se e ajude a melhorar o tratamento de doentes com TCE. Ler a mensagem abaixo da SBN, que participou com a SBAIT da construção da Linha de Atenção ao Trauma no Ministério da Saúde, e envie o seu parecer.

Diretoria SBAIT

Prezados Colegas Neurocirurgiões,

Após a solicitação pela SBN junto a Câmara Técnica de Neurologia/Neurologia, da inclusão de cateteres de fibra óptica para monitorização da PIC na relação de OPMes do SUS, o Ministério da Saúde por meio da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) publicou no D.O.U, em 24 de abril último, a seguinte consulta pública:

“O SECRETÁRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE torna pública, nos termos do art. 19 do Decreto 7.646, de 21 de dezembro de 2011, consulta para manifestação da sociedade civil a respeito da recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde relativa à proposta de incorporação no Sistema Único de Saúde da monitorização da pressão intracraniana (PIC) nos autos do processo MS/SIPAR no 25000.078568/2013-90 apresentado pela Secretaria de Atenção à Saúde-SAS/MS. Fica estabelecido o prazo de 20 (dez) dias, a contar da data de publicação desta Consulta Pública, para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas. A documentação objeto desta Consulta Pública e o endereço para envio de contribuições estão à disposição dos interessados no endereço eletrônico: http://www.saude.gov.br/conitec/consultas

A Secretaria Executiva da CONITEC avaliará as contribuições apresentadas a respeito da matéria.

Assina: Carlos Augusto Grabois Gadelha”.

RECOMENDAÇÃO FINAL DA CONITEC

“Devido à ausência de efetividade clínica do procedimento, os membros da CONITEC, presentes na 23ª reunião do plenário realizada nos dias 12/03/2014 e 13/03/2014, decidiram, por unanimidade, não recomendar a incorporação da Monitorização da Pressão Intracraniana (PIC) tecnologia para monitorização da pressão intracraniana em pacientes com traumatismo cranioencefálico grave”.

IMPORTANTE: RELATÓRIO COMPLETO

Portanto, temos que nos mobilizar e enviar no endereço eletrônico acima mencionado, contribuições fundamentadas com artigos científicos, a respeito da importância da MPIC (atualmente utilizamos apenas sistema de DVE). O prazo se encerra em 13 de maio de 2014.

A SBN, por meio dos Departamentos de Trauma e de Neurointensivismo, e da Associação Neurotrauma Brasil durante a realização do II Simpósio Internacional BTB/SBN de Atualização em Neurotraumatologia e Neuromonitorização em Araxá/MG (de 01 a 04 de maio de 2014), elaborou documento fundamentado em literatura para envio à CONITEC.

No entanto, quanto maior o número de mensagens, maior será a representatividade de nossa solicitação. Deste modo, conclamamos você neurocirurgião a colaborar e a representar a sua cidade, região e o(s) hospital(is) onde atua, enviando também a sua mensagem.

Por favor, solicitamos o envio de sua mensagem DIRETAMENTE à CONITEC, no seguinte link, cujo se encontra o formulário para preenchimento  e a gentileza de enviar cópia à SBN no endereço: sbn@sbn.com.br, a fim de termos controle do número de manifestações enviadas.

Certos de contarmos com a vossa colaboração, agradecemos.

Cordiais saudações,

Sebastião Nataniel Silva Gusmão
Presidente da SBN
José Carlos Eesteves Veiga
Secretário Executivo da SBN
Ruy Castro Monteiro da Silva Filho
Presidente do NeuroTraumaBrasil
Rodrigo Moreira Faleiro
Coordenador do Departamento de Trauma da SBN
Nelson Saade
Secretário Departamento de Trauma
Gustavo Cartaxo Patriota
Coordenador do Departamento de Neurointensivismo da SBN
Ítalo Capraro Suriano
Coordenador do Neurotrauma da UNIFESP

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s