O plano da SBAIT na coordenação da resposta a catástrofes foi apresentado nesta quarta-feira, na última aula do Curso de Desastres

Na última aula do Curso Internacional de Resposta Médica Avançada, realizada nesta quarta-feira (30/04), o presidente da SBAIT, Dr Gustavo P. Fraga apresentou o plano da SBAIT na coordenação da resposta a catástrofes.

Dr Jorge Cury, vice-presidente da AMB, em sua participação durante a aula

Dr Jorge C. M. Curi, vice-presidente da AMB, em sua participação durante a aula

Inicialmente foi apresentada uma breve retrospectiva das iniciativas relacionadas à capacitação em atendimento em múltiplas vítimas e desastres no Brasil. O lançamento do Manual de Treinamento – Atendimento em Desastres (1999)  e a realização do Projeto Trauma, uma iniciativa da SBAIT em parceria com outras Entidades, com apoio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Corpo de Bombeiros, Ministério da Saúde, CFM e Fundação Faculdade de Medicina USP, marcaram o início dessa história. Lembrando que também em 1999 foi realizado em SP o primeiro grande simulado do Brasil, reunindo cerca de 500 pessoas, em um momento em que a rede SAMU encontrava-se ainda em implantação. Na época o simulado gerou grande repercussão, muitos municípios começaram a realizar simulados locais e iniciou-se, desde então,  discussão  sobre a importância desse tema. Pode-se concluir, portanto, que há 15 anos o assunto “Desastres” é abordado no Brasil.

INTO-RJ

INTO-RJ

A parceria entre a SBAIT e a SPT ( Sociedade Panamericana do Trauma), em junho de 2008 ampliou a capacitação dos profissionais no atendimento em Desastres, com a realização do Curso de Resposta Médica Avançada em Desastres (ADMR) em todo o país. O início das reuniões via telemedicina, em 2010 e a realização de vários congressos e eventos também foram um destaque para a capacitação dos profissionais

UFC -CE

UFC -CE

A Residência Médica é a melhor maneira de capacitar um médico portanto, a SBAIT tem trabalhado para difundir programas de Residência Médica em Cirurgia do Trauma em todo o país e ampliar o programa de Residência Médica para dois anos, o que propiciará o aprimoramento da formação dos futuros profissionais e consequentemente, a qualidade do atendimento ao traumatizado, inclusive em situações de Desastres.

Em relação ao plano da SBAIT na coordenação da resposta a catástrofes, algumas ações já estão previstas e serão implantadas a partir desse momento, como:

  • definir um curso/ treinamento padrão para todo Brasil
  • envolver várias Sociedades Médicas e Entidades que possuem interesse no assunto.
  • treinamentos práticos/simulações.
  • cadastro de sócios voluntários para a Copa do Mundo.
  • reuniões semanais via telemedicina até o final da Copa.
  • criar SIG na Rede RUTE

Participaram da décima primeira aula, os Centros:

UFSC (SC), UJFJ ( Juiz de Fora-MG), HULW-UFPB ( João Pessoa-PB), Hospital José Frota (Fortaleza-CE), UFTM (Uberaba – MG) , Hospital das Clínicas -UNICAMP ( Campinas – SP),  UFU (Uberlândia -MG), Hospital Miguel Arraez – (Recife- PE), Hospital Risoleta Neves (MG) , INTO ( RJ) e Unifesp – HSP ( São Paulo- SP).

O curso foi realizado em parceria com a SPT (Sociedade Panamericana do Trauma) e RUTE (Rede Universitária de Telemedicina).

A SBAIT agradece aos Centros e profissionais que participaram do Curso e informa que os encontros semanais serão retomados em junho e mantidos até o final da Copa do Mundo. Em breve, novas informações.

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

One Response to O plano da SBAIT na coordenação da resposta a catástrofes foi apresentado nesta quarta-feira, na última aula do Curso de Desastres

  1. Pingback: Ministério da saúde discute preparação do sistema de saúde para a Copa | SBAIT News

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s