Evento reúne, em SP, convidados nacionais e internacionais para o debate: “Copa do Mundo – Estratégias para catástrofes”

No dia 26 de abril de 2014 ocorreu na Santa Casa de São Paulo o evento “Copa do Mundo – Estratégias para catástrofes”, reunindo cerca de cem participantes, convidados nacionais e internacionais com grande experiência em atendimento em desastres para debate e troca de informações sobre o preparo e estrutura da Saúde para atendimento durante o período da Copa do Mundo.

IMG_0338

Participantes do evento

Após abertura realizada por Dr José César Assef (FCMSCSP), Dr Tércio de Campos (FCMSCSP), organizador do evento e diretor da SBAIT,  apresentou o cenário da Copa da Mundo, com a palestra World Cup Mania, retratando as particularidades das cidades-sede e do evento em si, os problemas, plano e estrutura encontrada atualmente para a realização da Copa no Brasil.

A seguir, o presidente da SBAIT, Dr Gustavo Fraga, (FCM-Unicamp) apresentou o “Plano da SBAIT na coordenação da resposta a catástrofes”, que inclui algumas ações, entre elas treinamentos práticos e simulações, cadastro dos sócios interessados para atuação na Copa, reuniões semanais via Telemedicina até o final da Copa, entre outras.  Dr José Gustavo Parreira (FCMSCSP), em sua apresentação, compartilhou com os presentes o “Plano de Preparo da Santa Casa de SP para atendimento a múltiplas vítimas de trauma”, abordando as capacidades do hospital, atendimento às vítimas de trauma, a preparação para atendimento a Múltiplas Vítimas e o  Comando Unificado, apresentando em detalhes o próprio plano para essas eventuais ocorrências.

Dr. José Caruso ( SAMU) abordou de maneira bem detalhada a estrutura de atendimento e possíveis riscos a serem enfrentados, apresentando o “Plano de preparo da cidade de São Paulo”. Dr Ricardo Galesso (GRAU/SP) enfatizou o “Papel do Resgate no atendimento a vítimas de catástrofes”, mostrando como será a atuação do GRAU durante os eventos e possíveis ocorrências. Em seguida, Dr Rodrigo Caselli (SAMU-DF) também apresentou os preparativos e plano de atendimento a Múltiplas Vítimas e Desastres para o Distrito Federal durante os jogos. Dr Luciano Eifler (SAMU-RS), compartilhou a experiência e lições aprendidas com a tragédia de Santa Maria, RS e apresentou a estrutura planejada para atender eventuais ocorrências durante o Mundial em Porto Alegre.

IMG_0429

Debate promoveu grande interação entre plateia e convidados

Na sequência, Dr Maurício Lynn (  Miami-USA) destacou as diferenças e pontos importantes da Medicina de Desastres e atendimento a múltiplas vítimas e o que seria possível ser feito em 45 dias (prazo para o início do Mundial) em relação ao preparo das equipes de saúde para os jogos, compartilhando com os presentes sua experiência em situações anteriores, como em Israel.  Dr Antonio Marttos (Miami-USA) finalizou as apresentações da manhã mostrando as aplicações da telemedicina em situações de desastres, bem como no dia a dia dos profissionais da área médica, lembrando que para a Copa do Mundo, será criada via SBAIT, uma rede com os Centros interessados na troca de informações.

Um debate entre os convidados Alberto Starzewski Jr. ( SAMU-SP), Juan Carlos Puyana (Pittsburgh/USA) e Roberto Stefanelli (GRAU-SP) gerou muita integração entre a plateia e demais convidados, que expressaram sua opinião e sugestões frente aos desafios levantados.

Segundo os organizadores, participantes e palestrantes convidados, o evento superou as expectativas ao abordar de maneira ampla o cenário, desafios e possíveis estratégias para realizar o atendimento de eventuais ocorrências durante o Mundial. Para Dr Tércio de Campos (FCMSCSP), “esse  evento marca  uma união fundamental entre todas as partes do Pré-Hospitalar, Atendimento Hospitalar e a coordenação da SBAIT, entidade responsável pelo atendimento ao traumatizado no país, associado à telemedicina. Essa união permite que tenhamos um preparo maior não apenas para a Copa do Mundo e sim para todos ou outros eventos que virão na sequência, programados ou não”.

Confira abaixo, galeria de imagens do evento:

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to Evento reúne, em SP, convidados nacionais e internacionais para o debate: “Copa do Mundo – Estratégias para catástrofes”

  1. Pingback: Ministério da saúde discute preparação do sistema de saúde para a Copa | SBAIT News

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s