“Experiência no Atendimento do Desastre em Santa Maria”, tema da aula do Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres

“Experiência no Atendimento do Desastre em Santa Maria”foi o tema da aula desta quarta-feira (16) no Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres, que reuniu, via telemedicina, 12 Centros de diversas regiões do País.

curso desastres sta maria

Centros reunidos via telemedicina

O incêndio na Boate Kiss, ou tragédia de Santa Maria, como ficou conhecida, ocorreu em 27 de janeiro de 2013, deixou 242 mortos, 116 sobreviventes e muitas lições aprendidas referentes à segurança em casas noturnas e especialmente no preparo do atendimento de urgência à múltiplas vítimas no país.

Os convidados Daniel Fiterman Molinari e Rubem A. Citton Jr, médicos emergencistas de Porto Alegre, RS, que participaram diretamente do atendimento às vítimas da Boate Kiss, compartilharam com os participantes da aula, detalhes da experiência vivida durante o desastre, desde o cenário encontrado no local da cena, as horas iniciais do atendimento, as dificuldades e lições aprendidas.

Foi apresentada também a experiência no manejo hospitalar, detalhando as equipes, recursos envolvidos no atendimento e protocolos estabelecidos.

Finalmente, os convidados reforçaram a necessidade de se estudar mais prevenção e manejo de desastres, sugerindo inclusive que o termo manejo de desastres seja substituído por preparação para o desastre. Na verdade, segundo eles, ” o preparo é o que separa o desastre do incidente de múltiplas vítimas.”

frase4

” Espere o melhor, prepare-se para o pior”

Participaram da nona aula, os Centros:

UFSC (SC), UJFJ ( Juiz de Fora-MG), HULW-UFPB ( João Pessoa-PB), Hospital José Frota ( Fortaleza-CE), UFTM (Uberaba – MG) , Hospital das Clínicas -UNICAMP ( Campinas – SP),  UFU (Uberlândia -MG), Hospital Miguel Arraez – (Recife- PE), INTO – RJ, Hospital Risoleta Neves ( MG), Hospital Moinhos de Vento- RS e Unifesp – HSP ( São Paulo- SP).

O curso é realizado em parceria com a SPT (Sociedade Panamericana do Trauma) e RUTE (Rede Universitária de Telemedicina). As aulas ocorrem sempre às quartas-feiras, das 11h30 às 13h00. Os inscritos recebem o Manual de Resposta Médica Avançada.

A próxima aula será dia 23/04 . Saiba como inscrever seu Centro clicando aqui.

 

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment