Liga organiza Simpósio em Uberaba

O X Simpósio de Urgências Traumáticas e XIII Curso Introdutório à Liga de Cirurgia e Trauma da UFTM contou com a presença de mais de 260 pessoas e aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2014 na cidade de Uberaba-MG. O Simpósio abrangeu temas atuais relacionados à traumatologia, desde o atendimento de urgência a reabilitação do paciente. As palestras foram proferidas por professores convidados da UFTM e de outras instituições.

Mesa de abertura do evento

Mesa de abertura do evento

Na quinta-feira, dia 10 de abril, ocorreu a abertura do evento com a presença de representantes da coordenação docente e discente da Liga de Cirurgia e Trauma da UFTM e do núcleo de ATLS de Uberaba. O Prof. Dr. Eduardo Crema, coordenador docente e fundador da Liga, apresentou um pouco sobre a  história e atividades da Liga. Em seguida, ocorreram palestras  sobre o atendimento inicial no trauma com o Dr. Eduardo Crema, sobre trauma torácico com  o Dr. João Paulo Vieira dos Santos e sobre o papel da equipe de enfermagem na sala de emergência com o enfermeiro Kleiton Gonçalves do Nascimento.

2014 5 Maio UBERABA Simposio recebeu grande publico

Simpósio recebeu grande público

No dia 11 de abril, foram realizadas as atividades com palestras abordando temas como: manutenção das vias aéreas, atendimento pré-hospitalar, trauma abdominal, atuação da fisioterapia no paciente politraumatizado e uso racional dos exames radiológicos no trauma. A Liga de Cirurgia e Trauma ficou muito honrada em receber como palestrante o Dr. Gustavo Pereira Fraga, atual presidente da SBAIT, e espera ter uma participação mais ativa nas atividades oferecidas pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado. Também compareceram como palestrantes nesse dia: Dra. Mirian Rizza Campos Reis,  o representante do corpo de bombeiros de Uberaba Daniel Oliveira Batista,  Dr. Marcelo Oliveira Rodrigues da Cunha e  Profa. Dra. Andréa Licre Pessina Gasparini.

Acidente simulado

Acidente simulado

No último dia do evento, realizaram-se demonstrações práticas de como deve ser feito o atendimento a um paciente traumatizado segundo as normas do ATLS. Também foi apresentada uma simulação de resgate com o auxílio da equipe do Corpo de Bombeiros de Uberaba. Para a realização das atividades práticas contamos com a colaboração das enfermeiras da equipe do ATLS de Uberaba e também de médicos da UFTM (Dr. Maxwel Capsy Boga Ribeiro e Dr. Eduardo Crema).

Prof. Crema coordenando o atendimento simulado

Prof. Crema coordenando o atendimento simulado

Alunos da Comissao Organizadora com palestrantes

Alunos da Comissão Organizadora com palestrantes

 

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s