“Lesões por esmagamento”, foi o tema da sétima aula do Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres

Sandro Rizoli, curso desastres

Dr Sandro Rizoli ( ao centro), diretamente do Canadá, durante sua aula.

“Lesões por esmagamento” foi o tema da sétima aula do Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres, com o convidado Dr Sandro Rizoli , cirurgião do trauma, atual chefe do serviço de Trauma and Acute Care do St. Michael’s Hospital e Professor Titular de Cirurgia e Medicina Intensiva da Universidade de Toronto. Dr Sandro é membro honorário da SBAIT e apresentou sua aula diretamente do Canadá.

Dr. Sandro iniciou sua aula esclarecendo que na verdade, “Esmagamento não é tão incomum, podendo ocorrer em grandes catástrofes, como terremotos, uma erupção de vulcão, mas também devido a desmoronamentos, desabamento de casas ou um prédio ou até mesmo no caso em que um indivíduo encontra-se entre dois carros ou entre um carro e uma parede, por exemplo”.

Na sequência, Dr Sandro abordou os pontos principais da aula, como a resposta fisiopatológica  e o tratamento médico de lesão por esmagamento, compreendendo a lesão em si, a síndrome do esmagamento e complicações secundárias. Dr Sandro lembrou ainda que a incidência nas lesões por esmagamento é de 74% nas extremidades inferiores, 10% nas extremidades superiores e 9% no tronco.

Finalizando, Dr Sandro ressalta a importância  do rápido e efetivo tratamento às vítimas, desde a cena: “Quanto mais rápido o indivíduo for tratado, maiores as chances dele sobreviver, e sobreviver sem consequências”.

Participaram da sétima aula, os Centros:

UFSC (SC), INTO (RJ), UJFJ ( Juiz de Fora-MG), HULW-UFPB ( João Pessoa-PB), Hospital José Frota ( Fortaleza-CE), Hospital Miguel Arraes (Grande Recife-PE), UFTM (Uberaba – MG) , Hospital das Clínicas -UNICAMP ( Campinas – SP), Hospital Risoleta Neves ( MG) e Unifesp – HSP ( São Paulo- SP).

O curso é realizado em parceria com a SPT (Sociedade Panamericana do Trauma) e RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) e abordará temas relevantes para o atendimento em desastres, como resposta psicológica, agentes radioativos, biológicos e químicos,  entre outros.

As aulas ocorrem sempre às quartas-feiras, das 11h30 às 13h00. Os inscritos recebem o Manual de Resposta Médica Avançada.

A próxima aula será dia 02/04 . Saiba como inscrever seu Centro clicando aqui.

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s