Cidades-sede da Copa capacitam seus profissionais da Rede de Urgência para a Copa do Mundo 2014

copa do mundoUma série de Workshops estão sendo realizados em algumas capitais do país visando a capacitação de cerca de 600 profissionais dos hospitais da Rede de Urgência em função da Copa do Mundo, a ser realizada a partir de junho.

O objetivo é preparar o Brasil para desafios relacionados a realização de grandes eventos como o enfrentamento de ameaças, vulnerabilidades e organização da Rede de Atenção à Saúde no Brasil, por ocasião da realização da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016.

Os Workshops são realizados por meio do Host City Programm (HCP), programa alemão de cooperação do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha) e da Engagement Global que visa promover intercâmbio de experiências entre os municípios que sediaram a Copa da Alemanha em 2006 e as cidades-sede brasileiras.

Equipes compostas por médicos especialistas em resgate e situações de emergência, bombeiros e paramédicos – funcionários das cidades-sede da Copa do Mundo da Alemanha serão enviados pelas empresas parceiras do projeto. Participarão dos cursos as cidades de São Paulo, Cuiabá, Porto Alegre, Salvador, Natal e Fortaleza. A capital paulista foi a primeira a receber o workshop em treinamento realizado em 10 a 14 de março.

A iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), é realizada em parceria com o governo alemão e a Filantropia do Hospital Sírio-Libanês (HSL).

Segundo o  presidente da SBAIT, Dr Gustavo Fraga, “diversos médicos membros da SBAIT estão participando desses treinamentos em seus respectivos municípios ajudando no processo de capacitação e da qualificação da rede de urgência brasileira para atendimento às vítimas de traumatismo. O importante é pensarmos nisso não só para a Copa, mas um processo de educação continuada que esteja integrado à Linha de Atenção ao Trauma, com a participação das sociedades médicas e universidades”.

Programação – Capacitação:

CIDADE DATA
São Paulo 10/03 a 14/03/2014
Cuiabá 17/03 a 21/03/2014
Porto Alegre 24/03 a 28/03/2014
Salvador 17/03 a 21/03/2014
Natal 24/03 a 28/03/2014
Fortaleza 31/03 a 04/04/2014

 

Fonte de referência:

www.blog.saude.gov.br

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s