Descontaminação – tema da quinta aula do Curso Internacional de Desastres via telemedicina

aula 5 curso desastres

Centros participantes do Curso

Nesta quarta-feira (12), Centros de várias regiões do país reuniram-se via telemedicina para acompanhar a quinta aula do Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres, que teve como convidado o Dr Ricardo Galesso (GRAU-SP) com o tema “Descontaminação”.

Dr. Ricardo abordou durante a aula os tipos e técnicas de contaminação ressaltando que “Segurança é fundamental durante o processo de descontaminação. É preciso preocupar-se em realizar a remoção de uma maneira segura, tanto para a vítima, a equipe e o meio ambiente”. O ideal é que a descontaminação seja realizada em ambiente externo e as equipes possuam equipamentos de proteção adequados, porém, em alguns casos pode-se encontrar um grau de dificuldade em realizar o processo de descontaminação pelo alto custo dos equipamentos.

JF MG

Participantes do HU/UFJF – MG

Existem outras possibilidades de contaminação sem ser exatamente o terrorismo, como as catástrofes naturais   (liberação descontrolada de agentes tóxicos (químicos, biológicos ou radioativos) ou causadas por seres humanos, como no caso da Union Carbide (India), que resultou em 500 mil pessoas expostas a gases tóxicos e 8 mil óbitos em poucas semanas.

Dr Ricardo lembrou também que os princípios do atendimento às vítimas são os mesmos, independentemente do agente envolvido.

Participaram da quinta aula, os Centros:

UFSC (SC), INTO (RJ), UJFJ ( Juiz de Fora-MG), HULW-UFPB ( João Pessoa-PB), Hospital José Frota ( Fortaleza-CE), Hospital Miguel Arraes (Grande Recife-PE), UFTM (Uberaba – MG) , Hospital das Clínicas -UNICAMP ( Campinas – SP), Hospital Risoleta Neves ( MG) e Unifesp – HSP ( São Paulo- SP).

O curso é realizado em parceria com a SPT (Sociedade Panamericana do Trauma) e RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) e abordará temas relevantes para o atendimento em desastres, como resposta psicológica, agentes radioativos, biológicos e químicos, lesões por explosão e por esmagamento, entre outros.

As aulas ocorrem sempre às quartas-feiras, das 11h30 às 13h00. Os inscritos recebem o Manual de Resposta Médica Avançada.

A próxima aula será dia 19/03 . Saiba como inscrever seu Centro clicando aqui.

This entry was posted in Uncategorized and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s