I Congresso de Atendimento Pré-Hospitalar da Zona da Mata é realizado em Juiz de Fora (MG)

2014 4 Abril Congresso em Juiz de Fora - Evento recebeu publico aproximado de 150 pessoas

Evento recebeu público aproximado de 150 pessoas

Aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2014 o I Congresso de Atendimento Pré-Hospitalar da Zona da Mata na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora. O evento foi realizado pela Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar (LAAPH) da Faculdade Ciências Médica e da Saúde de Juiz de Fora –(FCMS) e contou com a presença de ilustres palestrantes e a realização de workshops ministrados por Dra. Eveline Montessi e Dr. Marcelo Weiss sobre Acesso Venoso Central e Intubação Rápida, respectivamente. Houve, ainda, apresentação de trabalhos no formato pôster com temas relacionados à área de atendimento pré-hospitalar (APH)

2014 4 Abril Congresso em Juiz de Fora - Palestrante Cesar Carmona

Palestrante Cesar Carmona

O congresso foi iniciado com a mesa de abertura composta por Dr. Cléber Soares Júnior, orientador da LAAPH, Dr. Jorge Montessi, Diretor geral da FCMS, Dr. Djalma Rabelo, Diretor de ensino, pesquisa e projeto de extensão da FCMS e Juliana Santos, presidente da LAAPH. Durante a cerimônia foi enfatizada a importância do APH, assim como a do congresso, que acompanha a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Zona da Mata Mineira. Em seguida Dr. Cláudio Reis, coordenador médico do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE) de Juiz de Fora, deu sua palestra sobre o SAMU regionalizado da Zona da Mata, esclarecendo o que consiste a regionalização, as cidades que compreende, o modo de funcionamento e os gastos, além do papel fundamental que o APH exerce. Para finalizar o dia, Dr. Bruno Schroder, ortopedista contemplado com o prêmio Jorge Paulo Lemann do Instituto Brasileiro de Tecnologia e Saúde, ministrou uma palestra sobre Trauma Pediátrico, diferenciando o trauma pediátrico do adulto bem como a prevenção e abordagem do primeiro.

O segundo dia foi iniciado pela manhã com o tema Intoxicação Exógena dado pelo Dr. Cléber Soares Júnior, orientador da LAAPH, abordando as drogas e o tratamento da intoxicação. Ainda durante a manhã, Dr. Cesar Carmona, Instrutor e Diretor do ACLS – SOCESP, Coordenador da UTI do Trauma do Hospital de Clinicas da UNICAMP, Instrutor do ATLS e Diretor Científico da Helpmóvel, falou sobre Hipotensão Permissiva. À noite Dr. Carlos Yoshimura, médico, atual Secretário Municipal de Saúde de Cubatão e Membro do Comitê Internacional em Queimaduras Químicas da PREVOR (França), ministrou duas palestras: APH e Queimaduras Químicas, destacando a relevância desse tipo de atendimento, além da importância da compreensão das queimaduras químicas e seu tratamento correto, melhorando a sobrevida e a recuperação do paciente.

2014 4 Abril Congresso em Juiz de Fora - Atividades praticas no evento

Atividades práticas no evento

No último dia houve a palestra sobre Urgências e Emergências Cervico-Faciais dada por Dr. Francisco Sales, médico otorrinolaringologista e cirurgião de cabeça e pescoço com Mestrado pela PUC/RJ e Doutorado pela USP/SP. Para finalizar o congresso, Dr. David Szpilman, médico especialista em clínica médica e terapia intensiva com foco em afogamento, atual Diretor Médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e com produção de mais de cento e vinte artigos sobre afogados, ministrou uma palestra sobre Atendimento ao Afogado, diferenciando esse tipo de atendimento do usual do APH e estabelecendo suas etapas.

O objetivo do congresso consistiu em oferecer a oportunidade aos acadêmicos e aos profissionais da área da saúde de conhecerem e aprofundarem no APH. As palestras abordaram assuntos fundamentais no APH, mas que muitas vezes são negligenciados ou por falta de domínio ou por fugirem ao trauma exclusivamente. O evento foi essencial e irá contribuir para a formação de profissionais da saúde mais capacitados indubitavelmente, evitando que esses marginalizem o APH no seu conceito mais amplo, buscando maior conhecimento durante o exercício de sua profissão. Nesse sentido, o congresso não foi só um evento científico-acadêmico, mas também social devido sua relevância nos momentos mais frágeis da vida.

Durante todo o evento o anfiteatro se manteve cheio, prestigiando as palestras. Dessa forma, a qualidade do APH irá melhorar e contribuir para o aumento das chances de sobrevivência nesse tipo de atendimento.

Agradecemos a toda comissão organizadora, aos congressistas e aos palestrantes pelo tempo dedicado ao congresso, como bem disse Dr. Carlos Yoshimura, “para plantar uma sementinha nos futuros profissionais da saúde”. Patrocinaram o evento: Hospital Mont Sinai, Suprema, Santalmas, GJO, Hotel Victory, Idem per Idem, Inove máquinas, Copemed, Toninho Aleixo, Bacco bar e restaurante e Casa das Trufas Delivery.

Texto e imagens: Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar (LAAPH)

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s