“Sistema de Comando de Incidentes” foi o tema da quarta aula do Curso Internacional de Resposta Médica Avançada

20140226_114932

Dr. José Cruvinel Neto, durante a apresentação da aula ” Sistema de Comando de Incidentes”

“Sistema de Comando de Incidentes” foi o tema da quarta aula do Curso Internacional de Resposta Médica Avançada, com o convidado Dr. José Cruvinel Neto, médico cirurgião do trauma.

Dr. Cruvinel compartilhou com os participantes os princípios-chave do Sistema de Comando de Incidentes, ressaltando a importância dos hospitais também possuírem um plano de contingência, integrando o Sistema de Comando de incidentes na área com o ambiente hospitalar. Para ele, o maior desafio é conseguir diminuir o tempo da Resposta Inicial e isso só é possível com muitos treinamentos e simulados. “Precisamos treinar mais, para obter sucesso”, enfatiza.

20140226_115045

Centros de diversos estados do país participaram da quarta aula.

Segundo Dr José Cruvinel, o importante, além de treinar muito é possuir um Sistema já estabelecido, com as funções e responsáveis pelo comando já designados, com base em competência e não apenas em cargos. “Quanto mais precoce for instalado o Comando de Incidente, mais precoce resolvemos o desastre”, finaliza.

Dr Gustavo P. Fraga,  presidente da SBAIT, ressaltou a importância da realização de treinamentos multiprofissionais, envolvendo SAMU, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Hospitais, focando não apenas no Pré-Hospitalar, mas especialmente também integrando com o ambiente hospitalar. “As equipes, já previamente articuladas, estarão preparadas para agir no caso de um fato real”, ressalta.

Participaram da quarta aula, os Centros:

UFSC (SC), INTO (RJ), UJFJ ( Juiz de Fora-MG), HULW-UFPB ( João Pessoa-PB), Hospital José Frota ( Fortaleza-CE), Hospital Miguel Arraes (Grande Recife-PE), UFTM (Uberaba – MG) , Hospital das Clínicas -UNICAMP ( Campinas – SP), Hospital Risoleta Neves ( MG) e Unifesp – HSP ( São Paulo- SP).

O curso é realizado em parceria com a SPT (Sociedade Panamericana do Trauma) e RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) e abordará temas relevantes para o atendimento em desastres, como descontaminação, resposta psicológica, agentes radioativos, biológicos e químicos, lesões por explosão e por esmagamento, entre outros.

As aulas ocorrem sempre às quartas-feiras, das 11h30 às 13h00. Os inscritos recebem o Manual de Resposta Médica Avançada.

A próxima aula será dia 12/03 . Saiba como inscrever seu Centro clicando aqui.

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s