SBAIT apoia Trote da Cidadania da Unicamp – Calouros foram recebidos com curso de primeiros socorros

IMG_2516

Calouros da Unicamp participam do curso de primeiros socorros, uma ação do Trote da Cidadania

Com o apoio da SBAIT, cerca de 500 alunos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) participaram nesta terça-feira (25/02) do curso de primeiros socorros, organizado pelo CAAL (Centro Acadêmico Adolfo Lutz), da FCM (Faculdade de Ciências Médicas). O evento fez parte do Trote da Cidadania, no entanto, além de calouros, estudantes de diversos outros cursos e séries participaram das aulas.

Sempre divididos em grupos de cinco ou seis pessoas, os alunos assistiam a uma breve IMG_2494palestra e, depois, faziam as manobras com foco na reanimação cardiopulmonar. As orientações foram dadas por membros da Liga de Cirurgia e da Liga de Cirurgia do Trauma da FCM e profissionais do Resgate da CCR AutoBAn, empresa que presta serviços de atendimento a traumatizados no Sistema Anhanguera – Bandeirantes.

A ideia surgiu a partir da carência de informações sobre o tema por grande parte dos estudantes da Unicamp e, segundo o organizador do evento e integrante do CAAL, Eduardo Alher João, o objetivo foi alcançado. “Foi muito legal. Eu fui monitor de um grupo da Medicina e eles adoraram. A gente também falou sobre afogamento, queimaduras… Eles acharam muito legal”, disse.

IMG_2505Para o coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp e presidente da SBAIT, Gustavo P. Fraga, este tipo de conhecimento pode ser decisivo. “Em situações de urgência, a presença de uma pessoa com conhecimento e treinamento em primeiros socorros pode ajudar muito no acionamento do resgate específico e até mesmo em medidas de suporte básico de vida, que podem ser decisivas na sobrevida de uma vítima”, diz. Ele destaca que, em países desenvolvidos, o curso de primeiros socorros faz parte do currículo de crianças e adolescentes.

O coordenador médico da CCR AutoBAn, José Antônio Coelho, explica que este tipo de DSC_0186 (1)conhecimento pode evitar novos acidentes nas rodovias. “A preocupação de um leigo com a segurança na cena e a comunicação com as equipes especializadas são uma medida inicial que evita outros acidentes e novas vítimas. A população orientada precisa ajudar nesse sentido”, diz.

Matérias relacionadas – Mídia:

Calouros da Unicamp têm aulas de primeiros socorros em ‘trote cidadão’. ( Portal G1, 25/02/14)

Universidade Estadual de Campinas promove o trote cidadania ( SBT/VTV – 25/02/14)

Calouros são recebidos com curso de primeiros socorros ( Portal RAC / IG Paulista , 24/02/14)

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s