Estudo realizado em Vitória – ES mostra bom desempenho de alunos da Liga de Trauma

Bom público acompanhou a apresentação

Bom público acompanhou a apresentação

No dia 24 de fevereiro o médico Romeo Lages Simões apresentou na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) o trabalho de conclusão de curso como requisito parcial para obtenção do grau de Cirurgião Geral no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) da UFES. O estudo denominado “Análise comparativa do conhecimento adquirido dos estudantes de medicina pertencentes à Liga do Trauma em relação aos não ligantes” foi orientado pelo Dr. Fernando Antônio Martins Bermudes, e teve a colaboração dos acadêmicos Hudson Silva Andrade, Filipe Machado Barcelos e Breno Pinheiro Rossoni.

A banca que avaliou o trabalho foi presidida pelo Dr. Bermudes e composta pelos professores João Florêncio de Abreu (UFES), Gustavo Peixoto Soares Miguel (UFES) e Gustavo Pereira Fraga (Unicamp). O estudo analítico, descritivo, comparou a aquisição de conhecimento dos estudantes de medicina ligantes da Liga do Trauma da UFES com os não ligantes da UFES, reconhecendo os temas do atendimento ao trauma que os acadêmicos possuem maior domínio, além de avaliar a performance do conhecimento dos dois grupos em relação às cadeiras de graduação: básica (3o, 4o e 5o períodos), cadeira clínica (6o, 7o e 8o períodos) e internato (9o, 10o, 11o e 12o períodos).

Romeo L Simões na arguição

Romeo L Simões na arguição

Os grupos foram compostos por 5 estudantes do 3o ao 12o período, totalizando 50 estudantes por grupo. Foram aplicados dois testes contendo 30 questões cada no decorrer do ano de 2013. Foram analisados no questionário teste os seguintes temas: atendimento pré hospitalar, a sequência mnemônica do ABCDE do trauma durante atendimento primário intra hospitalar, condutas avançadas no trauma e imagem no trauma. A análise dos 50 acadêmicos do grupo Ligantes do Trauma (LT) vs. 50 acadêmicos do Grupo Não ligantes (NLT) mostrou que na prova 1, das 30 questões, a média de acerto do grupo LT foi de 20,64 (DP± 3.17), enquanto que para o grupo de NLT a média de acerto foi de 14.76 (DP± 5.28), mostrando uma correlação estatisticamente significativa (p<0.005) entre os grupos. Já para a prova 2, das 30 questões, a média de acerto para o grupo LT foi de 21.52 (DP± 3.64), enquanto para o grupo de NLT a média foi de 15.36 (DP± 5.29; p<0.005). Na prova 1, observou-se que a média de acerto por grupo de questões, com quatro questões cada tema, apresentou diferença estatisticamente significativa, ao nível de 5%, entre os grupos estudados para todos os temas. Já para a prova 2 evidenciou-se que na média de acerto por grupo de questões não houve diferença estatisticamente significativa nos temas vias aéreas e proteção cervical, além do tema imagem no trauma. Quando os períodos de matriz curricular foram alocados em grupos por períodos correspondentes à cadeira da graduação (básica, clínica ou internato) observou-se que o grupo LT apresentou melhor desempenho de conhecimento em relação ao grupo NLT com significância estatística (p<0.05) para as duas provas.

Fraga, Romeo e Bermudes

Fraga, Romeo e Bermudes

Concluindo, a média de acerto do conhecimento adquirido pelos estudantes de medicina pertencentes à LT mostrou-se maior em relação aos acadêmicos NLT, mostrando que os alunos que frequentaram as atividades da liga acadêmica possuem maior domínio dos temas que são considerados relevantes para o atendimento ao paciente traumatizado. Em todas as cadeiras da graduação da formação acadêmica de medicina básica, clínica e internato, os acadêmicos da LT tiveram maior domínio do tema em relação ao grupo NLT.

 

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