Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres realiza sua terceira aula via telemedicina

2014-02-19 11.31.57

Dr. Bruno Pereira, em sua aula sobre “ABC do Atendimento a Desastres”

Nesta quarta-feira (19), foi realizada a terceira aula do Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres, que contou com o convidado Dr. Bruno Pereira, presidente do comitê de desastres da Sociedade Panamericana do Trauma (SPT), abordando o tema “ABC do Atendimento a Desastres”.

Dr Bruno iniciou a aula apresentando imagens de desastres ocorridos internacionalmente, como o Furacão Katrina e o terremoto no Haiti, ressaltando que, em uma situação de incidente com múltiplas vítimas, o maior desafio na triagem é identificar  a pequena minoria de pacientes graves, que corresponde, geralmente de 10 a 25% do total de vítimas. Para ele, a triagem é a missão mais importante e psicologicamente mais desafiadora da resposta médica a desastres, tanto na fase Pré-Hospitalar como na Intra-Hospitalar.

Durante o atendimento às vítimas, pode ocorrer a integração de equipes de resgate de diversos países, nesse caso, ” o importante é todos falarem a mesma ‘língua’, independente se falam o mesmo idioma”, ressalta Dr Bruno, referindo-se à importância da definição de protocolos únicos de atendimento.

A questão da formação do Centro de Comando foi um dos destaques da aula, gerando grande interação entre os Centros participantes, como o caso dos participantes presentes no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre-RS, que compartilharam sua experiência com a Tragédia da Boate Kiss, apresentando como foi definido o Centro de Comando naquela ocasião.

Para Dr Bruno, “o Brasil possui condições de fazer um atendimento a desastres de alto nível, só precisa realizar mais treinamentos, obter mais recursos e realizar alguns ajustes finos”, finaliza.

2014-02-19 11.32.29

Centros de várias regiões e estados do País participaram da terceira aula do Curso

Participaram da terceira aula, os Centros:

UFSC (SC), INTO (RJ), UJFJ ( Juiz de Fora-MG), UFJF – HU ( Uberlândia-MG), HULW-UFPB ( João Pessoa-PB), Hospital Moinhos de Vento ( Porto Alegre-RS), Hospital José Frota ( Fortaleza-CE), Hospital Miguel Arraes (Grande Recife-PE), UFTM (Uberaba – MG) , Hospital das Clínicas -UNICAMP ( Campinas – SP), Hospital Risoleta Neves ( MG).

Para Dr Gustavo Fraga,  presidente da SBAIT, ainda há muito o que fazer, mas o caminho já começou a ser trilhado, com a integração e mobilização de profissionais de diferentes áreas, dos Centros de todo o país, que avançam as discussões dentro de seus serviços sobre como atuar em casos de situações adversas. 

O curso é realizado em parceria com a SPT ( Sociedade Panamericana do Trauma) e RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) e abordará temas relevantes para o atendimento em desastres, como descontaminação, resposta psicológica, agentes radioativos, biológicos e químicos, lesões por explosão e por esmagamento, entre outros.

As aulas ocorrem sempre às quartas-feiras, das 11h30 às 13h00. Os inscritos recebem o Manual de Resposta Médica Avançada.

A próxima aula será dia 26/02 . Saiba como inscrever seu Centro clicando aqui.

This entry was posted in News and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s