Registrado número recorde de decretos de emergência em 2013 no país.

brasil emergEm 2013 foram registrados no país 3.740 decretos de situação de emergência ( situação anormal provocada por um desastre natural com danos superáveis)  e sete de estado de calamidade pública ( situação anormal que causa sérios danos à comunidade, à segurança e à vida dos moradores), o maior número de toda a história da Secretaria Nacional de Defesa Civil     (Sedec), representando um aumento de 182%  em comparação a 2003.

1.940 cidades solicitaram ajuda federal, sendo que 2/3 delas solicitaram o decreto mais de uma vez durante o ano. Inundações, geadas e granizo, seca, estiagem, erosões e deslizamentos, incêndios, vendavais e tornados estão entre as causas dos reconhecimentos em todo o país.

Com a criação do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), em 2013,  o processo de solicitação passou a ser realizado digitalmente, agilizando a ação dos municípios e o reconhecimento por parte do governo federal.

Somente em 2014, já foram feitos 141 reconhecimentos de decretos de emergência e calamidade pública em todo o país, sendo 65 (46%) em Minas Gerais, em decorrência das chuvas intensas.

Saiba mais:

Governo reconhece número recorde de decretos de emergência em 2013

Veja mapa com todos os decretos 

This entry was posted in News. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s