Exame do Cremesp reprova 59% dos formandos em medicina

teste-prova-medico-20120427-size-598O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) apresentou nesta quarta-feira ( 22/01/2014), os resultados do exame obrigatório realizado em novembro/2013:  59,2% dos médicos recém-formados no Estado de SP não atingiu o critério mínimo definido pelo Cremesp, o que significa que 1684 de 2843 médicos acertaram menos de 60% das questões da prova.

Segundo o presidente da entidade, João Ladislau Rosa, “Nesses dois anos de exame obrigatório, quase a totalidade de alunos participaram, e os resultados vêm mostrando alto índice de reprovação, sendo que o Exame do Cremesp é muito semelhante ao Revalida –  realizado pelo Ministério da Saúde – cujo índice de reprovação também é alto. Chegamos à conclusão, então, que existem problemas tanto na formação do médico no exterior como no Brasil. Por isso, nosso objetivo é divulgar amplamente esses resultados para discutir a qualidade das escolas, e lutar pela implantação do exame nacional obrigatório para ambos os casos, que habilite o exercício da Medicina no país”, afirmou.

Para o coordenador do exame, Bráulio Luna Filho,  “O objetivo é avaliar se o recém-formado sabe o básico ao concluir o curso, o mínimo necessário para exercer com segurança a profissão”, o que torna a situação preocupante, uma vez que as questões de múltipla escolha tiveram nível fácil e médio.

Os resultados mostram ainda que a reprovação foi maior entre os recém-formados egressos de instituições de ensino privadas (71%). Entre os alunos de escolas públicas, o índice foi de 33,9%.

O exame contou também com a participação de 485 recém-formados de outros Estados; Entre eles, 350 (72%) ficaram abaixo do índice mínimo exigido.

A prova foi aplicada no dia 3 de novembro de 2013 em nove cidades paulistas, além da capital. Esta foi a segunda edição do exame  depois que tornou-se obrigatório para quem deseja inscrever-se no Conselho Regional de Medicina de São Paulo e atuar no Estado. O registro no CRM, entretanto, não depende do desempenho ou da aprovação nas provas.

Saiba em detalhes:

Exame do Cremesp / Portal Cremesp, 23/01/2014

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s