Resgate da CCR AutoBAn promovendo novas metodologias de treinamento

CCR1

Grupo de profissionais reunido para instruções.

Em dezembro, colaboradores da concessionária participaram, em Brotas, no interior de São Paulo (235 km da capital), de treinamento especial de descida em corredeira – estratégia da concessionária de integrar várias técnicas de ensino, a partir das necessidades operacionais. Nesta atividade, os colaboradores realizam um cross training, nova forma de promover o conhecimento e liderança. “O programa de treinamento tem papel importante na concepção e análise de novas tecnologias de atendimento, propiciando inovação responsável e otimização de recursos”, diz o coordenador médico da CCR AutoBAn, José Antonio Coelho Júnior.

O treinamento se baseou nas técnicas do team building, que leva em consideração, a partir de atividades em ambientes externos, novas formas de promover a cooperação, sinergia e melhor comunicação entre as equipes. Esta metodologia também desenvolve a agilidade, flexibilidade, noções de dimensionamento espacial, sincronismo e a liderança. A atividade envolve ainda atendimento prático, simulado e técnicas especiais de resgate. “As atividades integrativas buscam potencializar a incorporação da matéria por meio da exploração de atividades coletivas fora do ambiente original de trabalho”, considera.

De acordo com o coordenador médico, as atividades buscam simular, a partir de um ambiente totalmente diferente do dia-a-dia dos colaboradores, as dificuldades encontradas na rotina operacional. “Em todas as dinâmicas os valores institucionais e o trabalho em equipe foram reforçados”.

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Resgate da vítima da simulação.

Vários exercícios foram feitos durante a descida das corredeiras. Após enfrentar o desafio do rafting, equipes participaram ainda de um simulado especial de um acidente com um veículo e uma vítima sobre a água.

O exercício simulou um atendimento em que a vítima, condutor de veiculo que colidiu contra objeto fixo, foi ejetada em nível de água (rio com profundidade de 1 metro e meio). A missão principal era proporcionar segurança para o atendimento, realizar exame primário (ABC do trauma), remover a vítima do rio utilizando material de salvamento em altura com técnica de tirolesa, realizar exame secundário em local seguro e passagem do caso para equipe de Suporte Avançado.

“As equipes realizaram a missão com agilidade, o que garantiu à vitima, atendimento em um Centro Especializado de Trauma em menos de uma hora, obedecendo o principio de Hora de Ouro preconizado pelo PHTLS (Pre Hospital Trauma Life Support) principal referência no assunto”, resumiu Gilmar Benedito de Souza, Enfermeiro Responsável.

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