Lançamento: Seara de Asklépio – Uma visão diacrônica da Medicina

Seara AsclepiosSeara de Asklépio – Uma visão diacrônica da Medicina, foi lançado em 19 de dezembro, no Teatro Asklepiós da  Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), com a presença de médicos da Faculdade de Medicina  e autoridades da UFG  e do setor público de saúde, além de representantes de segmentos da sociedade.

O livro tem como organizadores os professores  Joffre Marcondes de Rezende, Vardeli Alves de Moraes e  Gil Eduardo Perini e possui  540 páginas, 40 capítulos  e 40 colaboradores nacionais de várias escolas brasileiras.

lançamento do livro ii

Solenidade de lançamento do livro, na Universidade Federal de Goiás.

Segundo Joffre Marcondes de Rezende, um dos organizadores e idealizadores da obra,  “A Historia da Medicina abrange um longo período de tempo em sua evolução, porém somente a partir do século 19 a medicina desenvolveu-se cientificamente, tornando-se complexa em virtude de novas descobertas e da incorporação de tecnologia nos métodos de diagnóstico e no tratamento das doenças. A medicina fragmentou-se em especialidades e cada uma delas passou a ter sua própria história. Essa é a razão do grande número de participantes do projeto”, destaca.

Este é o  primeiro livro que conta a História da Medicina e sua evolução ao longo  do tempo e também o primeiro  do gênero editado em português. Seara de Asclépio trata das mais diversas especialidades, com o olhar voltado para os estudantes e professores dos cursos médicos, que muitas vezes não contam com suportes bibliográficos suficientes para abordar o tema.

Dividido em  quatro seções: a primeira sobre a medicina na antiguidade em ordem cronológica até o século 18; a segunda parte sobre as grandes conquistas científicas e tecnológicas da medicina a partir do século 19, a terceira de temas relevantes em conexão com a medicina e a quarta sobre a medicina no Brasil, o livro é é direcionado basicamente aos cursos de História da Medicina, ministrados em muitas escolas médicas do país. A obra destina-se também a profissionais da área biomédica e aos interessados pela trajetória da medicina desde os tempos primitivos até os dias atuais.

O livro foi editado pela Editora da UFG e estará à venda nas livrarias universitárias a partir de Janeiro de 2014.

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s