SBAIT participa de Workshop de Serviços de Emergência para os Jogos Olímpicos Rio 2016

b_250_0_16777215_01_images_stories_ASCOM_workshop-comiteOlimpico_Workshop_comite_olimpico_017

crédito imagem: Secretaria de Saúde RJ

A Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) foi indicada pelo Ministério da Saúde para participar do Workshop de Serviços de Emergência para os Jogos Olímpicos Rio 2016, realizado na última terça-feira, 29/10, no Rio de Janeiro. 

O Workshop contou com a presença do Comitê Olímpico Rio 2016, Comitê Olímpico Internacional (COI) e dos Jogos Olímpicos de Londres, que apresentaram aos participantes, uma visão geral sobre as experiências e lições aprendidas com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012, contribuindo com suas dicas, orientações e recomendações para o planejamento dos serviços de emergência para os Jogos Olímpicos Rio 2016, abordando especialmente os desafios que o Brasil poderá enfrentar e deverá estar preparado.

O presidente do Comitê Olímpico Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, participou da abertura do Workshop, que teve como coordenador o Dr. João A. Grangeiro responsável pelos serviços médicos do Comitê Organizador Local Rio 2016. Também participaram representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Corpo de Bombeiros. A Dra. Ana Lúcia Neves, subsecretária de Unidades Próprias da Secretaria de Estado de Saúde, afirmou que “a antecedência do planejamento é fundamental para obter o resultado esperado e as esferas do governo municipal, estadual e federal estão trabalhando juntos para organizar a parte da saúde nas Olimpíadas” .

Para Dr. Gustavo P. Fraga, presidente da SBAIT, que esteve presente no Workshop, “Foi muito interessante ver como Londres organizou as equipes médicas de emergência, em parceria com os demais profissionais de saúde, para os Jogos Olímpicos de 2012. O Rio de Janeiro está no caminho certo, porém a SBAIT tem uma grande preocupação, pois a menos de três anos da Olimpíada no Rio, o Brasil ainda não tem um sistema bem estruturado de urgências, emergências e trauma. E o que mais preocupa é o fato de não termos recursos humanos adequadamente treinados, como por exemplo na área de medicina de emergência, em que no Reino Unido existem programas residência médica de 3 ou 4 anos de duração, além de treinamento de mais um ano em pré hospitalar. E um grande risco que teremos será a Copa do Mundo no ano que vem, em 12 diferentes cidades, com a FIFA determinando as regras de atendimento nos estádios, em alguns locais sem o envolvimento do SAMU e Corpo de Bombeiros, o que pode ser trágico em casos de eventos com múltiplas vítimas. A SBAIT já vem alertando isso e pretende contribuir, junto com outras sociedades médicas, da área de saúde, e com as universidades, em um rápido planejamento que permita ajudar na prevenção e no tratamento adequado de eventuais vítimas durante esses grandes eventos”.

b_250_0_16777215_01_images_stories_ASCOM_hospAlbertoTorres-VisitaCOI_hospAlbertoTorres-Visita_COI_111

Simulação de atendimento a paciente politraumatizado
crédito imagem: Secretaria de Saúde RJ

Visita

Os médicos representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) também visitaram, na segunda-feira, (28/10), o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres e também outras unidades de saúde, como o Hospital Albert Schweitzer, além do Hospital de Campanha. A equipe assistiu a uma simulação de atendimento a paciente politraumatizado, que contou com a presença do Dr. Antonio Marttos, membro honorário da SBAIT .

 Notícias relacionadas:

Comitê Olímpico Internacional visita Centro de Trauma do Hospital Alberto Torres

Emergências médicas serão responsabilidade do Comitê Organizador Rio 2016

This entry was posted in Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s