Programa P.A.R.T.Y tem início no ES

partyes3

Alunos no auditório durante o programa.
Crédito: Arquivo LAITE

O programa P.A.R.T.Y (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth) foi realizado pela primeira em 1986 no Sunnybrook Health Sciences Centre em Toronto, Canadá devido ao crescente número de acidentes de trânsito envolvendo o álcool. De acordo com o Ministério da Saúde, 21% dos acidentes de trânsito no Brasil estão relacionados com o uso de álcool. Reconheceu-se, então, a necessidade de reproduzir o programa P.A.R.T.Y no país. Função essa iniciada no estado de São Paulo pelas ligas do trauma da região, e ampliada ao Espirito Santo pelos integrantes da LAITE (Liga de Atendimento Integrado ao Trauma e à Emergência), que reproduziram o P.A.R.T.Y no dia 2 de setembro de 2013 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, referência de trauma da região, envolvendo alunos entre a faixa etária de 15 a 17 anos da Escola Aristobulo Barbosa Leão, da Serra.

A introdução ao PARTY ocorreu com a aplicação de um pré-programa aos alunos. O questionário continha perguntas sobre o consumo de bebidas alcoólicas, condução de veículos, leis de trânsito e noções de primeiro socorros para avaliar a percepção e o conhecimento dos alunos sobre os assuntos.

No dia 2, os estudantes foram levados ao Hospital Dr. Jayme Santos Neves e, por volta daspartyES4 14h00min foi dado início as palestras, com a participação ativa dos alunos da LAITE. Na sequência, uma palestra foi ministrada por representantes do corpo de bombeiros. Está chamou a atenção dos alunos, abordando as alterações fisiológicas que o álcool promove no organismo, bem como noções básicas de BLS (Basic Life Support), e como proceder diante de algum acidente. No segundo momento, os alunos puderam se aproximar um pouco mais da realidade diária do trânsito no Estado, através de vídeos de acidentes reais, apresentados pelo tenente da Polícia de trânsito.

Logo após as palestras, os jovens tiveram a oportunidade de acompanhar pacientes internados no hospital, vítimas de acidentes relacionados com trânsito. A visita foi de grande importância para revelar as consequências da própria imprudência, ou do descuido alheio.

Para fortalecer ainda mais a conscientização, a última palestra contou com o relato de duas cadeirantes, vítimas do desrespeito com as leis de trânsito. Nesse último momento, os alunos se depararam, com as consequências do abuso do álcool e puderam observar que a superação das situações é a melhor saída, pois as cadeirantes são atuantes no esporte capixaba e se importam com a conscientização de quem futuramente integrará o trânsito brasileiro.

Por fim, foi aplicado um pós-programa para avaliar o impacto causado pelas palestras, e visita aos pacientes na consciência dos futuros condutores.

O programa efetuado na Grande Vitória foi um sucesso para a LAITE, e de grande importância para aproximar os jovens, que serão futuros condutores, da realidade ocorrida todos os dias no trânsito e as reais consequências da associação entre o abuso de álcool e condução. Em suma, a LAITE iniciou um programa que promove algo pioneiro no estado, prevenção primária no trânsito atuando no principal grupo de risco, os jovens.

laite ES

Integrantes da LAITE (Liga de Atendimento Integrado ao Trauma e à Emergência) e voluntárias. Crédito: Arquivo LAITE

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s