30/09- prazo final para solicitação de bolsas de Residência Médica e Multiprofissional

pro residencia

30 de setembro de 2013 é o prazo final para solicitação de bolsas de Residência Médica e Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

O Ministério da Saúde publicou no mês de junho dois editais com o objetivo de fomentar tanto a ampliação quanto a criação de novos programas de residências em saúde.

É a chance de contribuir com a formação dos profissionais da área de saúde por meio da expansão de vagas para residência.

A ampliação de programas de residências é uma das estratégias do Ministério da Saúde para melhorar o acesso dos profissionais a uma especialização e, consequentemente, a saúde ofertada à população. Caminha conjuntamente com o Programa Mais Médicos para o Brasil, que prevê a criação de 1.291 novas vagas de residência na Região Norte; 934 no Nordeste; 5.177 no Sudeste e 383 na região Sul.

Nos últimos dois anos, o Ministério da Saúde mais que dobrou a oferta de bolsas de residência médica em instituições públicas para ampliar a formação de especialistas em áreas estratégias para o Sistema Único de Saúde (SUS). O número de bolsas disponíveis para abertura de vagas com financiamento do Ministério para esses cursos passou de 758, em 2011, para 2.881, em 2013.

Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

 A concessão de bolsas prevista no edital nº 28/2013 deve priorizar programas desenvolvidos nas especialidades e áreas prioritárias para o SUS, como: Atenção Básica/Saúde da Família; Saúde Bucal, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Reabilitação Física, Intensivismo, Urgência/Trauma, Alimentação e Nutrição, entre outras.

As bolsas, no valor de R$ 2.976,26, serão concedidas durante o período do programa, que varia entre dois e três anos. Apenas as instituições federais não poderão participar do processo seletivo, tendo em vista que já têm suas bolsas garantidas pelo Ministério da Educação (MEC).

É necessário, entretanto, que todos os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde estejam, com seus cadastros atualizados e concluídos no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM)  do Ministério da Educação. A solicitação das bolsas é a etapa seguinte e deve ser realizada pelo Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residência , do Ministério da Saúde.

Residência Médica (Pró-Residência)

Por meio do edital nº 29/2013 , serão selecionados projetos de Programas de Residência Médica (PRM), que terão financiamento de bolsas – também no valor de R$ 2.976,26 – durante o período de um a cinco anos, dependendo da duração do programa de cada especialidade ou da área de atuação. Ressalta-se que as vagas de PRM selecionadas pelo edital terão o financiamento de suas bolsas garantido para todos os processos de seleção de residentes iniciados até 31 de dezembro de 2014.

O Edital 29 se diferencia do anterior na medida em que que prevê a substituição de bolsas financiadas pela instituição candidata por aquelas financiadas pelo Ministério da Saúde. Para isso, a instituição deverá se propor a ampliar vagas nas especialidades ou áreas de atuação listadas nos anexos do edital. Veja como é simples: a cada duas novas bolsas concedidas pelo Ministério da Saúde, uma bolsa antiga poderá ser custeada pelo Ministério.

Poderão concorrer ao edital, assim como no caso da Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, as instituições públicas estaduais e municipais e os hospitais privados sem fins lucrativos, excetuando-se as instituições federais vinculadas ao MEC.

Para mais informações, acesse:

Edital nº 28, de 27 de junho de 2013 (Residência Multiprofissional) 

Manual instrutivo (Edital nº 28/2013) 

Edital nº 29, de 27 de junho de 2013 (Residência Médica) 

Manual instrutivo (Edital nº 29/2013) 

Atenção! O prazo para inserir novos pedidos de abertura de vagas no MEC também se encerra no dia 30 de setembro! Após essa data, não será possível solicitar ampliação de vagas ou abertura de novos programas de Residência Médica ou mesmo solicitar bolsas para financiamento para programas com inicio em 2014.

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s