Sócios SBAIT participam de treinamento para desastres da SES SP

Secretaria SP1

Dra Melisa (Grau), Dra Cecília Damasceno (Secretaria do Estado da Saude), Dr. Bortoto (Unicamp), Dr. Caruso (SAMU), Dr. Cruvinel (Unicamp), Major Luciano.

O Curso do Sistema de Comando em Operações e Emergências é oferecido pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e tem como objetivo a maior interação entre o atendimento Pré-hospitalar, hospitais e outra agencias envolvidas. Este foi o terceiro curso do ano e a Secretaria possui uma programação para continuar treinando médicos e profissionais da área.

É ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Sao Paulo participando deste curso: Major Luciano, Capitão Reche, Capitão Carnevale, Capitão Camargo Jr, Tenente Mitsuo, soldado Mauricio. Também contamos com a presença do Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Repulho.

A seguir, uma entrevista com Dra Cecília Damasceno , Assistente Técnico do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde de SP, a respeito do cenário atual dos atendimentos a desastres no Estado de SP.

O que mudou no atendimento de Desastres no Estado de São Paulo nos últimos dois anos?

Iniciamos uma série de treinamentos para as equipes operacionais – médicos e enfermeiros do GRAU – Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências e dos diversos Prontos Socorros dos hospitais sob gestão Estadual – tais como: atuação em cenários com produtos perigosos, comando de incidentes, emergências radiológicas, ações táticas em saúde, etc. Também, os hospitais sob gestão do Estado foram convidados a elaborarem plano próprio de preparação para atendimento de desastres e incidentes com múltiplas vitimas (o modelo pode ser encontrado em www.saude.sp.gov.br – aba gestor ou profissional de saúde). A Fundação Pró-Sangue elaborou um manual inédito, sobre utilização de sangue e derivados em situações de desastres, incluindo ações de coleta, acionamento de doadores, etc.            

Qual a importância do SICOE para o atendimento a Desastres?

Ele permite trabalhar de forma integrada com outros órgãos, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros. É um conceito de gestão de emergências, que pode ser utilizado em qualquer tipo de evento ou ameaça, tendo sua estrutura organizacional integrada e ajustada as diversas complexidades e demandas, sejam elas simples ou múltiplas. O Sistema foi utilizado na visita do Papa Francisco à Aparecida com grande sucesso.

Quais os esforços necessários para melhorar o atendimento de Desastres?

Capacitação de equipes, a compra de equipamentos, melhorias na área de comunicação, etc.

Quais as perspectivas para a Copa do Mundo de Futebol da FIFA em relação ao atendimento de Desastres?

A Secretaria de Estado de Saúde tem trabalhado muito próxima de técnicos da FIFA na elaboração de diversos projetos para a COPA de 2014 que brevemente serão divulgados

Secretaria SP2

Major Luciano do Corpo de Bombeiros em sua aula

Secretaria sp3

Alunos na aula pratica

Secretaria SP4

Participantes do curso

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s