SBAIT participa do I Seminário Regional de Apoio Matricial para a Formação de Especialistas do SUS

logo matricialO Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas – PRÓ-RESIDÊNCIA, foi instituído pela Portaria Interministerial no 1001 de 22 de outubro de 2009, pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação sob a Coordenação do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES).

Além de induzir a expansão de vagas de Residências em Saúde em áreas prioritárias e especialidades estratégicas para o SUS, por meio de financiamento de bolsas para Residentes, o PRÓ-RESIDÊNCIA se propõe a trabalhar com a proposta do Apoio Matricial a Instituições interessadas em desenvolver Programas de Residência, mas que necessitam de apoio para fazê-lo. Em 2009, o Edital no 8 selecionou dezenas de Programas de Residência Médica para receber Apoio Matricial do Ministério da Saúde, por intermédio de Instituições Matriciadoras.

O Seminário recebeu público de 280 pessoas, de diferentes estados do Brasil.

O Seminário recebeu público de 280 pessoas, de diferentes estados do Brasil.

Esse Seminário que foi realizado em Brasília nos dias 6 e 7 de agosto visou identificar e apoiar novas instituições com potencialidade para desenvolver Programas de Residência Médica ou expandir seus Programas existentes com qualidade e adequada distribuição dessas vagas de acordo com a necessidade do País. A área de atuação Cirurgia do Trauma é uma prioridade para formação desse profissional em todos os estados do país e a SBAIT vem apoiando desde 2009 o PRÓ-RESIDÊNCIA, auxiliando a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e o governo federal na expansão dos programas, com qualidade. O Presidente da SBAIT Gustavo P. Fraga explicou durante o seminário que atualmente existem 21 programas de residência em Cirurgia do Trauma no Brasil, alguns criados antes de 2009, e que a SBAIT aguarda o parecer favorável do CBC para que esse programa passe a ter dois anos de duração a fim de oferecer uma melhor formação para esse residente. A SBAIT também se colocou à disposição de todos participantes para auxiliar na fiscalização de programas já existentes e no apoio para a implantação de novos programas.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s