Internações por acidentes de carro caem 10% em SP

Números apresentavam altas expressivas desde 2008, segundo a Secretaria de Estado da Saúde; ainda assim, 10 pessoas são internadas diariamente no Estado

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo revela que o número de internações de vítimas de acidentes de automóveis em hospitais públicos caiu 10% em 2012, na comparação com o ano anterior. Foi a primeira queda registrada nos últimos quatro anos.

No ano passado houve 3.781 internações, contra 4.201 em 2011, 4.134 em 2010, 3.656 em 2009 e 2.885 em 2008.  Na região metropolitana da Grande São Paulo a queda foi ainda maior no último ano: 12,3%. Foram 1.449 internações por acidente de carro em 2012, ante 1.654 no ano anterior.

A pesquisa aponta ainda que os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com este tipo de internação também caiu, proporcionalmente, no período. Em 2011 foram gastos cerca de R$ 7,5 milhões com internações de vitimas de acidentes de carro, valor 10% superior aos R$ 6,5 milhões gastos em 2012.

Mesmo com a queda, a média de internações por acidentes de automóveis é de 10,3 por dia no Estado. Dessas, três morrem diariamente  .

“A energia produzida na hora do acidente está diretamente relacionada com a velocidade. Quanto mais rápido o veiculo está, mais forte é o impacto e por consequência as lesões também são mais graves”, afirma Jorge Ribera, gerente operacional do Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (Grau), da Secretaria.

Ele explica que a situação pode se agravar quando o cinto de segurança não é utilizado. “Em um acidente de carro grave é comum as vitimas apresentarem politraumatismo, o que demanda tratamento mais longo, com diversas cirurgias e muito tempo para reabilitação”, explica o médico.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Unicamp

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s