Rio de Janeiro inaugura Centro de Trauma

Marttos, Ministro Padilha e Fraga

Marttos, Ministro Padilha e Fraga

Na tarde do dia 14 de junho foi inaugurado o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro centro de trauma a entrar em funcionamento no Estado visando o preparo na área de saúde para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, com atendimento qualificado, seguindo protocolos internacionais. O governador Sérgio Cabral, o vice governador Luiz Fernando S. Pezão e o Prefeito do Município de São Gonçalo, Neilton Mulim,  acompanharam o Secretário de Saúde Sérgio Côrtes e equipe na visita ao hospital, que foi acompanhada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

Simulação de atendimento

Simulação de atendimento

O presidente da SBAIT, Gustavo P. Fraga, participou da comitiva e assistiu a um atendimento simulado na sala cirúrgica, com a participação do cirurgião Paulo Silveira, da SBAIT RJ, e equipe. O professor da Universidade de Miami e membro honorário da SBAIT, Antônio Marttos, explicou como foi realizado o treinamento de médicos e profissionais de saúde do Rio de Janeiro no Ryder Trauma Center e como essa sala inteligente está conectada via telemedicina com Miami, outros centros do Brasil e exterior.

SBAIT RJ faz parte da equipe que organizou o simulado Com capacidade para realizar 200 cirurgias por mês, o centro de trauma tem 1 mil m², conta com três salas cirúrgicas, 35 leitos de CTI e heliponto. O cirurgião Eduardo Kanaan, da SBAIT RJ, estava presente e informou que em breve será inaugurado outro centro de trauma na Barra da Tijuca. Durante a visita o Ministro Padilha agradeceu ao Dr. Fraga o apoio que a SBAIT tem dado nas ações relacionadas ao trauma, como o projeto “SBAIT de plantão nas Confederações!” e comunicou que a Linha de Atenção ao Trauma também será lançada em breve.

Entrada do Centro de Trauma do HEAT

Entrada do Centro de Trauma do HEAT

Sobre essa notícia, mais detalhes em:

Hospital Estadual Alberto Torres agora conta com centro de trauma

This entry was posted in Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s