Ministro da Saúde anuncia nova Portaria na área de Trauma durante posse da SBAIT

padilha discurso

Ministro da saúde Alexandre Padilha durante seu discurso

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Campinas na noite de ontem, 24, para prestigiar a solenidade de posse da nova diretoria da SBAIT. Nessa oportunidade comentou a importância de um evento desse porte para a cidade e para o país e aproveitou o momento para anunciar nova Portaria na Saúde, com foco principal ao Trauma, bem como a importância de Campinas ter um Centro de Tratamento de Queimados e de Referência ao Trauma. “Campinas já recebeu recursos federais financeiros para implantação de um Pronto Socorro para Urgências e Emergências na região do Aeroporto de Viracopos. Além disso, estamos identificando um Hospital na região para abrigar um Centro de Tratamento de Queimados”, informou o Ministro.

 Padilha ressaltou ainda a importância do trabalho da SBAIT para a evolução do tratamento de Trauma no país : “Participo hoje de um importante momento para a saúde do nosso país. A posse do Dr. Fraga, que assume a Presidência da Sociedade Brasileira de Trauma – SBAIT , mostra a importância, o compromisso e a qualidade das instituições da cidade, UNICAMP e PUC Campinas em relação ao Trauma e, reforça que esse tema entra na agenda de prioridades da saúde pública do país”, enfatiza Padilha.O Ministro aproveitou a ocasião para apresentar diversas iniciativas que estão sendo tomadas visando a evolução e expansão da especialidade de Trauma em todo o país. “O Ministério da Saúde acaba de aprovar uma Portaria que cria, pela primeira vez, uma linha de cuidado ao trauma. São orientações aos hospitais, médicos e demais profissionais sobre como cuidar de um paciente politraumatizado, do começo ao fim”, explica o Ministro. As orientações vão desde o momento do acidente sofrido, passando pelo atendimento no Pronto Socorro, a reabilitação, os cuidados durante a internação e a assistência domiciliar. “Nós aprendemos, ao longo dos últimos anos da medicina, que muitas vezes a pessoa pode ser mais bem cuidada, após a internação, em casa, por meio do “Melhore em Casa”, reduzindo assim o risco de infecção hospitalar e mais próximo da família”, completa Padilha.

foto plateia

Convidados prestigiam solenidade de posse da SBAIT

Além de regras e orientações de como cuidar do paciente do Trauma, a Portaria indica reajustes nos valores pagos de 148 tipos de procedimentos da tabela SUS, como cirurgias, exames e procedimentos de internação, a serem realizados pelos Hospitais no paciente com trauma. “Fizemos reajustes de 80% no valor dos procedimentos e também na remuneração dos profissionais, estimulando médicos e enfermeiros a dedicarem-se ao problema do trauma, a cirurgia e ao atendimento clínico aos pacientes ”. A Portaria cria incentivos financeiros para adequação dos Prontos Socorros, para qualificarem-se como Centro de Referência de Trauma. “Esse trabalho é baseado na experiência americana, que levou a redução de 17% de óbitos em pacientes politraumatizados”, explica Padilha.

posse sbait 1

Dr Raul Coimbra, Dr Antonio Marttos, Ministro Alexandre Padilha, Dr. Luciano Eifler, Dr Marcelo Amade Camargo e Dr. Gustavo Pereira Fraga

A solenidade encerrou-se com a apresentação especial de convidados e suas conferências : Dr. Luciano Eifler          (SAMU Porto Alegre/ RS) – “A tragédia em Santa Maria”,  Dr. Antonio Marttos      (Universidade de Miami- EUA)- “Telemedicina auxiliando no atendimento às vítimas”, e Raul Coimbra (Universidade San Diego – CA) – Como preparar seu hospital para atendimento a desastres, com Raul Coimbra (Universidade San Diego – CA).

This entry was posted in News and tagged . Bookmark the permalink.

2 Responses to Ministro da Saúde anuncia nova Portaria na área de Trauma durante posse da SBAIT

  1. Luciano Eifler says:

    Parabéns para a Comissão Organizadora. Foi uma grande honra ter participado da abertura do Intergastro & Trauma e da solenidade de posse da nova Diretoria da SBAIT.
    Desejo sucesso para a nova gestão que se inicia e ficamos à disposição aqui no Sul para fortalecer os capítulos Regionais. Luciano Eifler SBAIT- RS / SAMU Porto Alegre.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s