Conferência reúne especialistas em Trauma de diversos países para apresentação e discussão sobre o atendimento às vítimas da Explosão em Boston

575394_413798335384577_1129477134_nO atentado ocorrido em Boston durante a maratona realizada na cidade, que assustou os americanos e resultou em 3 vítimas fatais, além de outros feridos, foi tema de debate em conferência via telemedicina, que reuniu especialistas de diversos países para a apresentação e discussão sobre o atendimento às vítimas. A apresentação foi conduzida pelo Dr. Reuven Rabinovici, chefe da divisão de trauma e cirurgia de cuidados intensivos do Tufts Medical Center, em Boston, que comentou desde o preparo de hospitais e planos de contingência para situações de atendimento emergencial em massa, sobre as formas de realizar a triagem das vitimas, fazendo uma análise dos tratamentos para ferimentos causados por explosão, ferimentos profundos e amputações traumáticas, citando também o preparo necessário para agir em eventos de grandes proporções e grande número de feridos.

“Santa Maria, por exemplo, foi uma tragédia nacional que mobilizou profissionais nas Américas, na Europa, e no Oriente Médio acerca do resgate e tratamento das vítimas. Com a ajuda da tecnologia aliada à medicina, foi possível assistir casos simples ou complexos, providenciar medicação e assegurar que mais vidas resistissem à tragédia em si”, revela Dr. Gustavo Fraga,  coordenador da disciplina de cirurgia do trauma da Unicamp. “Isso felizmente já é uma prática. O que chama a atenção nesse trabalho é que sempre existe uma lição a ser aprendida – seja no contexto preventivo, na emergência, no atendimento, no procedimento adotado e na conduta médica. Somos todos aprendizes, todos podemos colaborar, e esse encontro virtual se tornou uma grande escola para todos nós”, completa.

This entry was posted in Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s