Volta às aulas – Cuidados importantes no transporte escolar

trasnporte escolarInício de ano letivo é também momento de retomar a importância do transporte escolar seguro.

Muitos pais optam pela contratação de vans e micro-ônibus escolares e devem estar atentos ao cumprimento das regras de conduta básica do transporte escolar pelos condutores.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, parceiro SBAIT,  destaca os principais pontos que devem ser observados pelos pais e assegurados pelos transportadores:

  • Respeito à quantidade dos assentos para definir o número de crianças que serão transportadas. Não devem ser admitidas em hipótese alguma superlotações nas vans e micro-ônibus do transporte escolar.
  • A manutenção dos veículos e verificação se a van passou pela vistoria obrigatória são pontos importantes para a segurança.
  • Os condutores devem realizar o embarque e desembarque dos escolares pela direita, sempre do lado da calçada;
  • A checagem do uso do cinto de segurança pelas crianças deve ser feita, antes mesmo dele dar a partida no veículo.
  • Ao transportar crianças a responsabilidade e a prudência ao dirigir devem ser redobradas, evitando-se distrações com os celulares ou mesmo com as crianças;
  • O condutor de escolares deve respeitar às Leis de Trânsito, sobretudo evitando infrações comuns nos entornos das escolas como paradas duplas e estacionamentos irregulares, ainda que seja para embarques e desembarques rápidos.
  • Enfim, os pais têm direito e dever de cobrar segurança e qualidade do transporte contratado para o deslocamento de seus filhos, sendo verdadeiros fiscais dos condutores, para denunciar aos órgãos competentes qualquer irregularidade constatada sobre excesso de lotação, mau estado de conservação do veículo e postura inadequada dos motoristas, defende o OBSERVATÓRIO.

Outro alerta importante aos pais:se os filhos vão à escola caminhando ou de bicicleta é importante dialogar com eles sobre escolhas seguras e cuidados na circulação, sobretudo nas travessias, para evitar atropelamentos. É importante lembrar que a conscientização é sempre a melhor forma de prevenir acidentes.

Saiba mais: http://www.onsv.org.br/

 

This entry was posted in News and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a comment