XV Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma e V Encontro Nacional de Enfermagem no Trauma em Ilhéus, Bahia

coltDurante os dias 14 a 17 de agosto, ocorreu a XVª edição do Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma (CoLT) e 5ª edição do Encontro Nacional de Enfermagem no Trauma (ENET), na cidade de Ilhéus, Bahia. Com um total de 400 participantes entre inscritos e convidados, durante quatro dias foram discutidos os assuntos mais importantes em relação ao trauma na atualidade, tendo como tema principal a abordagem multidisciplinar ao trauma.

Público de 400 pessoas participou do evento

Público de 400 pessoas participou do evento

O evento contou com com quatro palestrantes internacionais os (professores Raul Coimbra e Antonio Marttos dos Estados Unidos, e os professores Sandro Rizoli e Barto Nascimento, do Canadá), 35 palestrantes de relevância nacional dentro da temática trauma, tanto da área de medicina quanto de enfermagem, além de seis professores convidados locais.

Durante o primeiro dia de evento foram realizados dois cursos, um de “Simulação Médica” sob a coordenação dos professores Paulo André Jesuíno (BA) e André Cunha (BA) e outro da Sociedade Panamericana do Trauma e Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) sobre “Resposta Médica Avançada em Desastres”, ministrado pelos professores Adriano Trajano (AL), Antonio Onimaru (SP) e Bruno Pereira (SP).

palestrantes colt

Total de 45 palestrantes participaram do evento

Durante os dias seguintes foram realizadas 20 horas de carga horária de conferências, mesas redondas e sessões de casos clínicos, além de apresentação de 120 trabalhos enviados e selecionados de todo o país, 22 na modalidade de temas livres e 98 na modalidade pôster.

Durante o evento foi realizada a Assembleia Geral do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), com presença de representantes de todas as regiões do país, com posse da diretoria de 2013-2014, sob presidência do acadêmico Ivan Nogueira (ES) e eleição da sede do evento em 2015, que será na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dessa forma, durante esses quatro dias, a cidade de Ilhéus se tornou a capital nacional sobre trauma, oferecendo aos participantes de todo país a oportunidade ímpar de debater com os ícones do trauma no Brasil e no exterior as atualizações relacionadas com a terapêutica do paciente traumatizado. A próxima edição do evento será na cidade de Manaus, AM, de 23 a 25 de setembro de 2014, junto com XI Congresso da SBAIT.

About these ads
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s